Número total de visualizações de páginas

Arte Indígena- Arte Brasileira

Os povos nativos vislumbram contribuições artísticas diferentes das civilizações intelectuais. O reconhecimento da cultura indígena pelo homem da cidade veio a partir do século XX.

A filosofia de vida dos índios e sua arte só pode ser compreendida com o coração. O jeito que o povo indígena entende sua origem evidência como funciona o pensamento nativo, místico e repleto de simbologia, objetivando boa sorte na caça, na pesca, na vida da tribo e com verdadeira interação com a natureza. Na arte funciona da mesma forma. Os desenhos, as pinturas, os enfeites e outros objetos transmitem os padrões fiéis do modo de viver dos indígenas em sintonia com o mundo que os cerca. A matéria prima utilizada na arte indígena brasileira vem da natureza - do trançado dos cestos feitos das plantas às cerâmicas.

Os indígenas constróem a Taba, aldeia onde vivem as famílias, composta por 10 ocas, capazes de abrigar por volta de 300 a 400 índios.
Com o pensamento sempre voltado para a natureza, escolhem um local bem ventilado, próximo da mata e dos rios e com boa terra para o plantio. É uma arquitetura bem interessante, erguida com varas e fechada com palhas ou folhas. Não tem divisões e janelas, possuindo uma abertura para acesso. No centro da Taba existe uma praça, chamada de ocara, onde acontecem festas e rituais.

Fontes da imagem: http://www.geocities.com/ e http://www.historiadaarte.com.br/imagens
www.edukbr.com.br

Sem comentários:

Enviar um comentário